Translate

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saiba mais sobre Bike Pólo!


Já ouviu falar de Bike Pólo?
Não? Pois bem! Bike Pólo é um esporte criado no município de County Wicklow, na Irlanda, em 1891, pelo ciclista aposentado Richard J. Mecredy. Ele é semelhante ao pólo convencional, com a diferença de que, ao invés de cavalos, são usadas bicicletas.


Nos últimos anos, têm se observado um nítido aumento no interesse por essa modalidade esportiva, e novas equipes surgem no mundo todo. Já existem representantes do esporte em países como os Estados Unidos, a França, a Índia, a Alemanha, o Paquistão, a Malásia, o Sri Lanka, a Indonésia, a Hungria, a Austrália, a Inglaterra, a Argentina, a Itália, o Canadá, Suécia e Brasil.
Em São Paulo, tudo começou em outubro de 2009, quando um grupo de amigos decidiu realizar encontros semanais para praticar este esporte em uma pequena quadra. Em 2010, o grupo mudou para uma quadra maior na Vila Madalena, onde finalmente puderam desenvolver melhor seu jogo. Ainda em 2010, o grupo mudou novamente de endereço, para uma nova quadra no Parque Ibirapuera, com mais estrutura, o que possibilitou aquisição de novos adeptos ao esporte. Então, finalmente em 2011, formaram-se times com o objetivo de participar de campeonatos no exterior. Nesse mesmo ano, um time de São Paulo, o Underdogs, foi vice-campeão no Sud American Polo Rockers, primeiro campeonato sul-americano em Santiago do Chile.  O campeão foi o Monopolientos do Chile.


Os times são compostos de 03 jogadores, e a partida deve acontecer em quadras que não devem ser maiores que 54,86m x 24,38m e nem menores que 36,58m x 18,29m. Toda bike comum é permitida (BMX, estradeira, pista, mountain) e o mallet (espécie de taco utilizado na prática do esporte) devem ter, no final da barra, uma tampa ou cobertura, e o uso do capacete é obrigatório.
O jogo tem duração de 10 minutos ou 05 gols e havendo empate ao término do tempo, a partida acaba quando um time marcar o gol de ouro. O jogo tem ainda uma série de regras e faltas, como atravessar a bicicleta na frente de um oponente perpendicularmente; vir de encontro a ele frontalmente; tocar o chão com os pés durante a partida, entre outras. Mas é claro que para pessoas que estão aprendendo e se familiarizando com o esporte, pode-se utilizar um conjunto simplificado de regras. Confira as regras oficiais da NAH (North American Hardcourt) aqui.

Ficou interessado?

Maiores informações em http://bikepolosp.wordpress.com.


#Gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário