Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2013

#Bike Sampa


Fazendo minhas pesquisas na internet, encontrei o Bike Sampa. Com mais de um ano de atividade, o projeto de compartilhamento de bicicletas realizado pela Prefeitura de São Paulo através da Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com o Itaú Unibanco e com a Samba/Serttel – já contabilizou mais de 250 mil viagens e cerca de 155 mil usuários cadastrados. Confesso que eu já conhecia, mas não sabia que era esse o nome!
 
O sistema é composto por estações inteligentes, conectada a uma central de operações via Wireless, distribuidas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo. Os clientes cadastrados retiram a bicicleta na estação, utilizam a magrela e a devolvem (na mesma ou qualquer outra estação).



O projeto tem como objetivos:

- Introduzir a Bicicleta como alternativa saudável e não poluente;
- Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis;
- Reduzir os engarrafamentos e a poluição ambiental nas áreas centrais das cidades;
- Promover a humanizãção do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas

Habilitação do Passe Bike Sampa

Basicamente você acessa o site, faz o seu cadastro e informa os dados do cartão de crédito (eles cobram R$ 10,00 para habilitar o passe).
Depois você liga do seu celular para o número (11) 3298-8811 ou utiliza o APP do Bike Sampa para retirar a bicicleta da Estação. 

É só digitar o número da Estação que quer retirar a bicicleta, seguido do número da bicicleta. Após isso, uma luz verde se acenderá e você pode retirar a magrela.Você pode utilizar por quanto tempo quiser. Viagens de até 30 minutos são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalos de 15 minutos entre elas. Viagens superiores a 30 minutos são cobradas: R$ 5,00 (a cada meia hora) diretamente no cartão de crédito.

A devolução da Bicicleta pode ser realizada em qualquer estação disponivel. É só encaixar a bicicleta e verificar se a mesma está devidamente travada.

O Bike Sampa funciona das 6:00hs as 22:00hs, 7 dias por semana. Cada passe só pode retirar uma bicicleta por vez.

A estação mais procurada para a retirada das laranjinhas é a do Portão 6 do Parque do Ibirapuera, seguida pelas do Parque do Povo e a da Rua João Cachoeira. 

São duas mil bicicletas divididas entre 100 Estações. Abaixo, o link com o mapa das Estações:
 

Para complementar esse projeto a CET - Companhia de Engenharia de Tráfego, tem implantado Ciclorrotas nestes bairos, com circuitos entre as estações, compostos por vias locais e secundárias, sinalizadas para maior segurança dos ciclistas e atenção dos motoristas.


Todas as informações você encontra aqui: 


#GoBikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário