Translate

domingo, 29 de setembro de 2013

As bicicletas de Ai Weiwei


Ai Weiwei é um artista e ativista político chinês, que ficou famoso através de seu blog, onde publicava textos polêmicos sobre o governo da China e sua abordagem em relação aos direitos humanos.
Além do blog, censurado em 2009 após o artista publicar uma lista de crianças que teriam morrido em um terremoto por estarem em escolas públicas mal projetadas, Ai Weiwei, sempre ativo, cria diversas obras, como esculturas e instalações, que imprimem a marca contestadora do artista. E olha só: as bicicletas parecem ser um bom tema para seus trabalhos.


Em 2011, o artista expôs em um museu de Taiwan uma instalação artística de 10 metros de altura, com 1200 bicicletas, intitulada "Forever Bicycles". 


E no começo deste ano, Ai Weiwei apresentou outra instalação, montada na Galleria Continua, San Gimignano, Itália. A obra, intitulada "Stacked" conta com 760 bicicletas empilhadas em várias torres, quase até o teto da galeria.


E o uso das bikes nos trabalhos de Ai Weiwei não é por acaso. Na China, a bicicleta é o principal meio de transporte da população, principalmente no campo, e representa uma importante ferramenta de liberdade para os cidadãos do país.


Curtiu? 
Saiba mais sobre o artista aqui.

#Gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário