Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ghost Bikes


Provavelmente vocês já ouviram falar das "Ghost Bikes" ou "Bicicletas Fantasmas". São bicicletas brancas instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas, como memoriais em homenagem a quem perdeu a vida para a pressa de alguém, para a falta de planejamento viário, para a omissão do poder público. Também têm o objetivo de evitar que aquela morte caia no esquecimento, sendo considerada apenas um inconveniente temporário ao trânsito de uma tarde qualquer.


Manoel Pereira Torres
A ação é realizada em todo o mundo e também no Brasil. Em São Paulo, já foram instaladas diversas Ghost Bikes. As bicicletas brancas servem como um alerta aos condutores de automóveis para que tomem mais cuidado com as vidas que pedalam pelas ruas, lembrando que um ciclista é uma pessoa e não um obstáculo, com família, amigos, filhos, amores e sonhos.






No dia 14/01/2009, a ciclista Márcia Regina de Andrade Prado foi atropelada por um ônibus na Avenida Paulista em São Paulo, sua morte gerou uma série de manifestações de luto e homenagens a ciclista. Dentre as homenagens, esteve a divulgação do Manifesto dos Invisíveis, assinado por diversos ciclistas, e a instalação de uma Bicicleta fantasma na avenida, próximo ao local em que Márcia foi atropelada. A Ghost bike foi a segunda a ser colocada em São Paulo e é simbólica por ter sido colocada na principal avenida da cidade.


Marcia Prado
Marcia Prado


Abaixo vídeo muito bacana que retrata de forma compacta a situação de SP:


Clique na imagem

Em SP, pelo menos um ciclista morre por semana, vítima do trânsito da nossa cidade. 
Esperar 5, 8 segundos não faz diferenca pra quem está dirigindo, mas pode custar uma vida. Sua pressa vale uma vida? Pense nisso.

Vamos conscientizar as pessoas!

#GoBikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário