Translate

domingo, 29 de setembro de 2013

As bicicletas de Ai Weiwei


Ai Weiwei é um artista e ativista político chinês, que ficou famoso através de seu blog, onde publicava textos polêmicos sobre o governo da China e sua abordagem em relação aos direitos humanos.
Além do blog, censurado em 2009 após o artista publicar uma lista de crianças que teriam morrido em um terremoto por estarem em escolas públicas mal projetadas, Ai Weiwei, sempre ativo, cria diversas obras, como esculturas e instalações, que imprimem a marca contestadora do artista. E olha só: as bicicletas parecem ser um bom tema para seus trabalhos.


Em 2011, o artista expôs em um museu de Taiwan uma instalação artística de 10 metros de altura, com 1200 bicicletas, intitulada "Forever Bicycles". 


E no começo deste ano, Ai Weiwei apresentou outra instalação, montada na Galleria Continua, San Gimignano, Itália. A obra, intitulada "Stacked" conta com 760 bicicletas empilhadas em várias torres, quase até o teto da galeria.


E o uso das bikes nos trabalhos de Ai Weiwei não é por acaso. Na China, a bicicleta é o principal meio de transporte da população, principalmente no campo, e representa uma importante ferramenta de liberdade para os cidadãos do país.


Curtiu? 
Saiba mais sobre o artista aqui.

#Gobikers!

sábado, 28 de setembro de 2013

Abertas as inscrições para o World Bike Tour São Paulo 2014!


O WBT - World Bike Tour - é um projeto realizado em Lisboa, Porto, Madri, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, com o objetivo não só de estimular o uso da bicicleta, mas também de chamar a atenção para diversos problemas sociais e ambientais nas cidades participantes, incentivando hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida para a população.
Sua primeira edição ocorreu em Madrid, em 2008. No Brasil, a estréia do projeto foi em 2009, na cidade de São Paulo, marcando a primeira realização do projeto fora do continente europeu.


Desde então, o evento foi realizado anualmente na cidade. Em 2011, na sua terceira edição, o WBT ocorreu em 25 de janeiro, dia da comemoração do aniversário de 457 anos de São Paulo, e o grande destaque foi a presença de 100 deficientes visuais e físicos. Em 2012, em sua quarta edição, 8000 participantes, mediante ao pagamento da taxa de inscrição, receberam todo o equipamento necessário para o passeio, incluindo bicicleta, capacete, mochila, camiseta e um diploma de participação.


Já uma tradição no aniversário da cidade de São Paulo, o WBT abre as inscrições para sua sexta edição, em 2014. Os interessados devem se inscrever no site até 30 de setembro de 2013. Em 01 de outubro ocorrerá o primeiro sorteio de 5000 vagas. Depois, em 31 de outubro, mais 1000 vagas serão sorteadas entre todas as pessoas que se inscreverem agora e no mês que vem, totalizando 6000 vagas. Os sorteados deverão pagar uma taxa de R$ 300,00 para ganhar o kit com bicicleta, capacete, camiseta e mochila.
O percurso, com aproximadamente 10 km, tem início na ponte Octávio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) - onde uma das imagens do conceito é definida: a travessia de pontes para unir pessoas e ideais, cruzando os obstáculos para atingir o bem-estar - e termina na USP.



Não perca tempo! 
Faça sua inscrição e participe deste evento!

#Gobikers!



terça-feira, 24 de setembro de 2013

Saiba mais sobre Bike Pólo!


Já ouviu falar de Bike Pólo?
Não? Pois bem! Bike Pólo é um esporte criado no município de County Wicklow, na Irlanda, em 1891, pelo ciclista aposentado Richard J. Mecredy. Ele é semelhante ao pólo convencional, com a diferença de que, ao invés de cavalos, são usadas bicicletas.


Nos últimos anos, têm se observado um nítido aumento no interesse por essa modalidade esportiva, e novas equipes surgem no mundo todo. Já existem representantes do esporte em países como os Estados Unidos, a França, a Índia, a Alemanha, o Paquistão, a Malásia, o Sri Lanka, a Indonésia, a Hungria, a Austrália, a Inglaterra, a Argentina, a Itália, o Canadá, Suécia e Brasil.
Em São Paulo, tudo começou em outubro de 2009, quando um grupo de amigos decidiu realizar encontros semanais para praticar este esporte em uma pequena quadra. Em 2010, o grupo mudou para uma quadra maior na Vila Madalena, onde finalmente puderam desenvolver melhor seu jogo. Ainda em 2010, o grupo mudou novamente de endereço, para uma nova quadra no Parque Ibirapuera, com mais estrutura, o que possibilitou aquisição de novos adeptos ao esporte. Então, finalmente em 2011, formaram-se times com o objetivo de participar de campeonatos no exterior. Nesse mesmo ano, um time de São Paulo, o Underdogs, foi vice-campeão no Sud American Polo Rockers, primeiro campeonato sul-americano em Santiago do Chile.  O campeão foi o Monopolientos do Chile.


Os times são compostos de 03 jogadores, e a partida deve acontecer em quadras que não devem ser maiores que 54,86m x 24,38m e nem menores que 36,58m x 18,29m. Toda bike comum é permitida (BMX, estradeira, pista, mountain) e o mallet (espécie de taco utilizado na prática do esporte) devem ter, no final da barra, uma tampa ou cobertura, e o uso do capacete é obrigatório.
O jogo tem duração de 10 minutos ou 05 gols e havendo empate ao término do tempo, a partida acaba quando um time marcar o gol de ouro. O jogo tem ainda uma série de regras e faltas, como atravessar a bicicleta na frente de um oponente perpendicularmente; vir de encontro a ele frontalmente; tocar o chão com os pés durante a partida, entre outras. Mas é claro que para pessoas que estão aprendendo e se familiarizando com o esporte, pode-se utilizar um conjunto simplificado de regras. Confira as regras oficiais da NAH (North American Hardcourt) aqui.

Ficou interessado?

Maiores informações em http://bikepolosp.wordpress.com.


#Gobikers!

sábado, 21 de setembro de 2013

Dia Mundial Sem Carro e Festival CicloBR


Finalmente o "Dia Mundial Sem Carro" está chegando! E somado à Virada Esportiva que já está rolando aqui em São Paulo, não faltam programas para sair do sofá e exercitar o corpo e a mente.
Como já falamos tanto do DMSC como da virada aqui no blog, resolvemos fazer esse post para falar de um festival que rolará na cidade como parte destes dois  eventos: o Festival CicloBR.


Em sua segunda edição, o evento realizado pelo Instituto CicloBR, tem diversas atividades neste fim de semana, no Parque Ibirapuera, ao lado da Praça do Porquinho.
O evento conta com palestras que tem como tema a mobilidade urbana, oficina de bicicleta, exposições de fotos e arte, silk de camisetas, produção de stencils e muito mais.
Além disso, bicicletas geradoras de energia elétrica são responsáveis por fornecer a energia utilizada para manter o evento, contando com a pedalada de voluntários. O Bike Anjo marca presença no Festival ensinando as pessoas a pedalar e realizando gincanas e outras atividades.
Durante Festival CicloBR está rolando a terceira edição do Sulamericano de Bike Polo com atletas da Colômbia, Argentina, Porto Rico, Chile, Brasil. O público pode assistir os jogos e praticar nos intervalos da partida.

Segue programação do festival:

3º Sulamericano de Bike Polo
Partidas a partir das 8h00 nos dias 21/09 e 22/09

Palestras sobre mobilidade urbana
Dia 21/09 - 11h00 - Guilherme Moraes
Tema: Direitos e deveres dos ciclistas no trânsito das cidades

Dia 21/09 - 14h00 - Valdinei Calvento (Cabelo)
Tema: Cicloamazônia, uma pedalada pela Transamazônica

Dia 22/09 - 11h00 - Felipe Aragonez
Tema: O trabalho de um bikerrepórte

Dia 22/09 - 14h00 - Odir Zuge Junior
Tema: A bicicleta ideal para cada tipo de pedalada

Bike Anjo
Dias 21/09 e 22/09
11h00 - Aprenda a pedalar
12h00 - Gingana corrida de bike aro 20
15h00 - Aprenda a pedalar
16h00 - Gincana quem chega por último

Apresentação de frentes de incentivo ao uso da bicicleta
Coordenação: O Gangorra
Dias 21/09 e 22/09 - 10h00 às 17h00

Workshop de mecânica
Coordenação: Nick Chou
Dias 21/09 e 22/09 - 10h00 às 17h00
Aprenda a fazer manutenção na sua bicicleta, com dicas de mecânicos experientes

Oficina de Silk Screen
Coordenação: Alexandre Ribeiro
Dia 21/09 (sábado) - 10h00 às 17h00
Leve sua camiseta e imprima desenhos de bicicleta nela

Oficina de Stencil
Coordenação: Marcelo Siqueira
Dia 22/09 (domingo) - 10h00 às 17h00

Exposição de quadros e fotografia com a temática de bicicleta
Artistas: Carlos Alkmin / Marcelo Siqueira / Gonzalo Cuéllar
Dias 21/09 e 22/09 - 10h00 às 17h00

Aula de Bike Polo para iniciantes
Dias 21/09 e 22/09 - 10h00

Apresentação de Freeride
Dias 21/09 e 22/09 - 13h00

Cine Bike
Coordenação: Coletivo Cru
Dia 21/09 - 18h00

Bike Rolo
Coordenação: CicloBR
Dias 21/09 e 22/09 - 10h00 às 17h00
Corrida em rolo de treinamento. Os melhores tempos do dia serão premiados

Bike Geradora de energia
Coordenação: Silas Batista
Dias 21/09 e 22/09 - 10h00 às 17h00

Passeio Ciclístico
Dia 22/09 - 10h00
Pedalada saindo da loja da Decatlhon do Morumbi até o Parque do Ibirapuera, passando pela ciclofaixa de lazer.

Aproveite!!!

Fonte:
Instituto CicloBR
Bike é Legal

#Gobikers!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Concurso Sardinha de Ouro 2013



O Greenpeace ataca novamente! De maneira divertida e bem humorada, lançou um concurso para os usuários de transporte coletivo que passam horas em pé nos ônibus, metrôs, trens e transporte coletivo!!

Para participar basta tirar uma fotografia do aperto que você passa todos os dias para ir e voltar do trabalho, postar nas redes sociais, com a marcação  #SardinhaDeOuro e torcer para ganhar!



O Greenpeace vai presentear as 3 fotografias mais criativas com bicicletas dobráveis, para te tirar do sufoco! O concurso vale no Brasil todo e tem como objetivo estimular de maneira criativa a reflexão dos usuários de transporte coletivo acerca das condições em que realizam seus deslocamentos.

Esse concurso faz parte da Campanha #Cadê a mobilidade urbana, (que nós já falamos aqui) cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importancia de um bom planejamento da Mobilidade.

Os três ganhadores serão beneficiados com uma bicicleta dobrável cada, modelo Durban bay 6, com valor aproximado de R$ 1.100,00.




As fotos devem seguir os critérios abaixo:

1. A foto deve ser tirada dentro das instalações de transporte coletivo, assim compreendidas o veículo (vagão do metrô/trem/aeromóvel, veículo do ônibus, micro- ônibus, trólebus, bondes e afins) e as instalações de acesso a ele (estações, plataformas de embarque e afins).

2. A foto deve retratar a situação da ocupação (lotação) do transporte coletivo vivenciada 
pelo candidato.

3. A foto não pode conter conteúdo ofensivo, pornográfico ou apologia à prática de crimes.



Parece fácil, né? 

Então abuse da criatividade e participe! Quem sabe você não sai do sufoco?

#GoBikers!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Virada Esportiva - São Paulo






Criada em 2007, a Virada Esportiva já ofereceu mais de 190 horas de atividades e 10.700 eventos, tendo aprovação de 99% dos paulistanos.

Durante os dias 21 e 22 de setembro acontece a sétima edição da Virada Esportiva, evento que traz ao público paulistano e turistas um fim de semana repleto de atividades físicas, esporte e lazer, em uma maratona de cerca de 34 horas.

Participarão do evento 45 centros esportivos municipais, 45 CEU’s, 12 unidades do Sesc, 10 parques, além de 90 praças e clubes da comunidade. Serão oferecidas mais de duas mil atividades, que ficarão espalhadas por 200 pontos diferentes em todas as regiões da cidade. 

O evento coincide com mais duas datas: o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro, que terá atividades especiais dentro da Virada Esportiva, e o Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro, que promove ações como passeio ciclístico na região do Parque Ibirapuera, para trazer à tona as reflexões da Semana Nacional da Mobilidade.

Entre os destaques desta edição estão:


Vale do Anhangabaú - com a Arena Radical - tirolesa, rapel, alpinismo, bungee trampolim, pebolim humano, bola tripulada, surf mecânico, tobogã e simuladores de queda livre e antigravidade.

Memorial da América Latina - que faz parte do percurso do Skate Run, além de ser espaço-sede do Skate Plaza.


Guarapiranga - com travessia aquática, duathlon, passeio de balão, futebol na areia, vôlei, futevôlei, clínicas de rafting, wakeboard, stand up padlle, wake skate, wake surf, caiaque e canoa havaiana.

Parque Villa-Lobos - o parque sediará o Desafio da Cidade de Streetball 3x3 e a Viradinha Esportiva - que terá brinquedos infláveis, gincanas e atividades recreativas para crianças de até 12 anos.

Parque do Carmo - será sede do Air Show, com simulador de paraquedismo, balão de ar quente, simulador de asa-delta, bungee jump, entre outras atividades.

Centro Esportivo Curuçá - terá uma caravana radical, além das clínicas de surfe, stand up paddle, skate, slackline, parkour e atividades lúdicas.

Confira a programação completa da Virada – que abrange todas as 31 subprefeituras de São Paulo – no site:

viradaesportiva.prefeitura.sp.gov.br

#GoBikers!

domingo, 15 de setembro de 2013

Ciclocine e Passeio ciclístico com o "Bom te ver Bem"!

Já ouviu falar do projeto "Bom te ver?"


É um conceito adotado pela Marítima Seguros para estimular atitudes positivas que propiciem maior qualidade de vida.
Além de dicas sobre mobilidade, segurança e estilo de vida saudável e sustentável, o blog realiza diversos eventos.


E falando de um evento em especial, ontem (14/09), o projeto realizou o Ciclocine na Praça anexa à Estação da Luz (São Paulo), onde foram realizadas sessões de cinema com os filmes "Ladrões de Bicicleta" (Itália, 1948 e ganhador do Oscar de 1950, como melhor filme estrangeiro) e "As bicicletas de Belleville" (França, 2003), que já comentamos por aqui. O grande destaque, é que a energia elétrica utilizada na exibição dos filmes foi gerada por ciclistas da ONG "Os Bicicleteiros" e pessoas que assistiam às exibições, em bicicletas estacionárias conectadas a um gerador.
Veja o trailer do filme "As bicicletas de Belleville".


A iniciativa tem como objetivo incentivar as pessoas a repensar o uso da bicicleta como meio de transporte e contribuir com o aumento da mobilidade urbana, segurança, respeito ao ciclista e consciência no trânsito.
Além disso, o projeto está realizando hoje, o "Bom te ver bem de bike - um novo olhar sobre a cidade", um passeio ciclístico guiado, com aproximadamente 20km, por diversos pontos históricos de São Paulo e oficinas sobre como escolher uma bicicleta, como mantê-la em bom estado e como pedalar na rua dividindo espaço com os carros.
Não é bacana?
Confira mais eventos e dicas do blog clicando aqui.
Vale a pena conferir.

#Gobikers!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Manual de Manutenção e Reparo de Bicicletas


Hoje vou indicar um livro para pessoas interessadas em fazer a manutenção da própria bicicleta. O Manual de Manutenção e Reparo de Bicicletas do Chris Sidwells me chamou atenção pela forma como aborda e ilustra desde a anatomia da bicicleta, as ferramentas e toda área de manutenção e reparo de forma clara e fácil.


Das bicicletas de montanha e estrada às híbridas e de lazer, esse guia prático segue o método lógico: ensina a conhecer cada peça de cada tipo de bicicleta, que cuidados ter para com elas, com especial atenção para com a transmissão, o guidão, as rodas, os freios e a suspensão. Para novatos ou veteranos, o livro é um instrumento indispensável para um ciclista. 



Esta edição está totalmente revista e atualizada com detalhes de manutenção de equipamentos de ciclismo mais recentes.

Claro, objetivo e dinamico o manual mostra o passo-a-passo com fotografias, mostra como limpar, manter e reparar a sua bicicleta. É fácil de usar. Separado por seções “Como funciona" que ilustra as operações mecânicas.



Ou seja,  pessoas "comuns" podem, se quiserem, saber como cuidar da magrela e até mesmo resolver coisas simples. As vezes a bicicleta está parada há semanas, porque não há bicicletaria próximo a sua casa e você resolveria o problema em alguns minutos de leitura e um pouco de mãos à obra!!

E também porque você cria um amor à sua bicicleta e quer você mesmo cuidar dela, com todos os cuidados necessários bem executados!

Eu comprei o meu na Livraria Martins Fontes da Paulista!!

#GoBikers!



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Brasil Cycle Fair




A Brasil Cycle Fair é uma feira de negócios voltada para público apaixonado por bicicletas.
Em 2012, a primeira edição da Brasil Cycler Fair contou com 90 expositores e cerca de 6.000 visitantes globais. Para 2013, em um espaço com mais de 10 mil m² só de estandes, apontando a tendência da feira de se tornar o evento central do mercado de bicicletas no Brasil.   



O planejamento da Brasil Cycle Fair 2013 buscou reunir toda a extensa gama de ações de sucesso da primeira experiência, e somar a elas algumas outras atividades, como uma pista de testes, uma arena de eventos variados e a Passarela do Ciclismo, onde peças e acessórios serão exibidos para o público com pompa e circunstância.   

Quem ama bicicletas sabe da imensa gama de estilos e segmentações que elas possuem. Mountain bike, speed, urbana, infantil, downhill, triatlo, bmx, bike fixa… É muita variedade! Quando, em um mesmo evento, todos estes organismos convivem lado a lado, trocando experiências, criando laços e fortalecendo possíveis negócios, todas as partes enriquecem.

A feira conta com empresas experientes e iniciantes, nacionais e internacionais! Além de palestras técnicas e eventos especiais!



Para participar da feira, que ocorre entre os dias 7 e 10 de novembro, tem que ser profissional do setor, porém haverá um dia aberto para o publico em geral, com ingressos a venda por R$ 30,00 (você pode comprar online ou ao chegar lá!).



A feira vai acontecer no Expo Center Norte e quem quiser ir pedalando, vai ter lugar para deixar a bicicleta! <3

Brasil Cycle Fair!! Vamos?

#GoBikers!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Ecolivery - O delivery sustentável

Teve uma época na minha vida que eu vivia sobre duas rodas, só faltava dormir na bicicleta. Pena que a minha avó não deixava! Eu queria entregar jornal de bicicleta, igual eu via nos filmes americanos. Depois queria fazer entregas de bicicletas, mas não havia esse nicho no Brasil ainda, apenas entregas de moto, que é considerado o meio mais rápido. Então fui deixando essa opção de lado.


Gostei muito de encontrar nas minhas pesquisas várias empresas que fazem entregas de bicicleta aqui em São Paulo. O número é pequeno comparado aos 220 mil motoboys, mas oito empresas especializadas em entregas de bicicleta atuam na cidade de São Paulo. E, garantem, com deslocamentos em tempo similar ao das concorrentes em duas rodas. “Chegamos a locais inacessíveis a uma moto”, diz Emerson Violin, dono da Bike Entrega, que realiza 25 serviços por dia.


Bicicletas são por natureza descomplicadas, flexíveis e muito simples de usar. Portanto, é um meio de transporte que acaba vencendo quase todos em termos de eficiência em São Paulo. Parece óbvio que a bicicleta é a opção mais ecológica tratando se de meio de transporte, seja o pessoal quanto o de documentos, uma vez que não utiliza nenhuma forma de combustível. 

“As pessoas acham que São Paulo é muito grande em função do tempo que demora pra se deslocar em condução, em veículo, mas não é. Daqui nesse ponto se a gente traçar uma linha reta de 4 km, pra bicicleta você não leva 20 minutos pra andar, você já tá na Vila Olímpia, você já tá na Berrini,” mostra Danilo Lambretti, dono de empresa.


Os entregadores dizem que as bicicletas levam vantagem sobre as motos quando as distâncias são mais curtas, principalmente porque não têm os problemas que normalmente as motos têm. Por exemplo, na região da Paulista é sempre difícil achar um lugar para estacionar, mas a bicicleta pode ser amarrada em um poste, por exemplo. Além disso, os ciclistas podem cortar caminho pelos parques e até andar pela calçada se empurrarem a bike.


Outra vantagem de trabalhar de bicicleta: você se exercita, fica em forma e ainda contribui com o meio ambiente, não gerando poluição. As bikes, entretanto, sofrem com o mesmo problema que atinge carros e motos: a falta de lugar para estacionar.


Para quem precisar de serviço de entrega, vou deixar as empresas que encontrei nas minhas pesquisas:






Utilizar o serviço de entregas sustentável é também, de alguma forma, contribuir para um planeta melhor!

#GoBikers!


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Ghost Bikes


Provavelmente vocês já ouviram falar das "Ghost Bikes" ou "Bicicletas Fantasmas". São bicicletas brancas instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas, como memoriais em homenagem a quem perdeu a vida para a pressa de alguém, para a falta de planejamento viário, para a omissão do poder público. Também têm o objetivo de evitar que aquela morte caia no esquecimento, sendo considerada apenas um inconveniente temporário ao trânsito de uma tarde qualquer.


Manoel Pereira Torres
A ação é realizada em todo o mundo e também no Brasil. Em São Paulo, já foram instaladas diversas Ghost Bikes. As bicicletas brancas servem como um alerta aos condutores de automóveis para que tomem mais cuidado com as vidas que pedalam pelas ruas, lembrando que um ciclista é uma pessoa e não um obstáculo, com família, amigos, filhos, amores e sonhos.






No dia 14/01/2009, a ciclista Márcia Regina de Andrade Prado foi atropelada por um ônibus na Avenida Paulista em São Paulo, sua morte gerou uma série de manifestações de luto e homenagens a ciclista. Dentre as homenagens, esteve a divulgação do Manifesto dos Invisíveis, assinado por diversos ciclistas, e a instalação de uma Bicicleta fantasma na avenida, próximo ao local em que Márcia foi atropelada. A Ghost bike foi a segunda a ser colocada em São Paulo e é simbólica por ter sido colocada na principal avenida da cidade.


Marcia Prado
Marcia Prado


Abaixo vídeo muito bacana que retrata de forma compacta a situação de SP:


Clique na imagem

Em SP, pelo menos um ciclista morre por semana, vítima do trânsito da nossa cidade. 
Esperar 5, 8 segundos não faz diferenca pra quem está dirigindo, mas pode custar uma vida. Sua pressa vale uma vida? Pense nisso.

Vamos conscientizar as pessoas!

#GoBikers!