Translate

sábado, 19 de outubro de 2013

Seja prevenido e não vire uma vítima do "negócio" de roubo de bicicletas!


Depois que publicamos o álbum Bike+Fail! em nossa página do facebook em homenagem aos distraídos que mal olham onde prendem suas bikes, resolvemos fazer este post sobre roubos de bicicletas.
Há um tempo atrás, o blog Priceonomics, realizou uma análise em São Francisco estudando a fundo o mercado negro das bicicletas. E a conclusão chegada, serve para qualquer grande cidade: mesmo se você tomar diversas precauções, corre o risco de ter sua bike roubada.
Isso acontece porque existe uma lógica econômica por trás do furto de bicicletas. Apesar do lucro ser bem menor do que outros crimes (furto de celular, tráfico, etc), o risco é quase zero. “Para efeitos práticos, roubar uma bicicleta é um crime praticamente livre de riscos. Na real, o que acontece é que a chance de ser pego roubando uma bike é quase zero e, se for, as consequências são mínimas”, diz o estudo.
O Priceonomics divide os criminosos em amadores e profissionais. O primeiro grupo, também chamado oportunista, age quando encontram uma bicicleta mal protegida e vêem nisso a oportunidade de ganhar dinheiro rápido. Já o segundo grupo chamado especialista, têm como foco as bicicletas mais caras e especializadas, escolhem a bicicleta, usam ferramentas especiais e revendem as peças. Aceitam até "encomendas"!


Já que 100% seguro ninguém está, a dica é dificultar ao máximo a vida do ladrão. Minimize os riscos evitando deixar a bike em locais de baixa circulação de pessoas; Escolha bem o lugar que vai prendê-la, tente prender rodas e quadro; Use uma boa trava. 
Veja os tipos de travas e suas vantagens e desvantagens:
-Trava de cabo de aço: É resistente e fácil de ser transportada. Porém, pode ser cortado por um alicate ou aberto por uma chave comum.
-Corrente e cadeados comuns: É a opção com menor custo. Porém o cadeado pode ser facilmente arrombado com uma chave.
-Trava U-Lock: É a opção mais segura, difícil de ser cortada e permite prender roda e quadro. A desvantagem é que difícil de transportar devido suas dimensões e peso, e pode ser arrombado.


 

Mas se mesmo com todas essas precauções a sua bike for roubada, não hesite em fazer um Boletim de Ocorrência. Mesmo que muitas vezes o BO não tenha resultados práticos (provavelmente você não terá sua bicicleta de volta), ele é importante pois gera estatísticas sobre as regiões onde este tipo de crime acontece, e auxilia para que ações públicas possam ser tomadas. Sempre guarde o número de série da sua bike (costuma vir gravado no quadro) e o informe na hora de fazer o BO.

Existem também as opções de seguro para sua bike, conheça aqui.

Veja o texto original do estudo do Priceonomics aqui.


#Gobikers!



Nenhum comentário:

Postar um comentário