Translate

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Não fechem a ciclovia do Rio Pinheiros!


Olá ciclistas!
O post de hoje vem convidar a todos os ciclistas (que pedalam por lazer ou transporte, muito ou pouco, todos os dias ou só no fim de semana) a participarem da grande pedalada contra a interdição (sem alternativas para os ciclistas) da Ciclovia do Rio Pinheiros, que ocorrerá no domingo às 15:00.
Para entender o que está rolando: 


No começo da semana, foi noticiado, através de um comunicado oficial do metrô, que a ciclovia do Rio Pinheiros ( a maior da cidade de São Paulo), seria interditada por dois anos a partir desta segunda-feira, 07/10, devido a obras na Linha 17 - Ouro do Metrô (Monotrilho). O trecho interditado compreende 4,6 km entre as estações Granja Julieta e Vila Olímpia e essa interdição, mesmo parcial, impossibilita o uso da ciclovia em toda sua extensão. Além disso, uma das pontas interrompidas, próximo à estação Granja Julieta, não tem acesso de saída ao ciclista, sendo o ponto de acesso mais próximo, a estação Santo Amaro, a 3,8 km de distância, o que aumenta o "trecho morto" da ciclovia.
Segundo o comunicado, a interdição "tem como objetivo assegurar a integridade dos ciclistas enquanto durarem as obras". Porém, como os ciclistas que utilizam a ciclovia diariamente em seus deslocamentos terão que utilizar a Marginal Pinheiros, o efeito será o oposto, colocando-os em risco pelo fechamento da faixa exclusiva.
Desde o anúncio da interdição, várias alternativas tem sido apresentadas por ciclistas e usuários da ciclovia.
Porém, em busca de informações com órgãos responsáveis (Metrô, CPTM, Secretaria Municipal de Transporte) sobre as alternativas possíveis, a organização Vá de bike não recebeu nenhuma resposta.
Diante do desinteresse em apresentar alternativas para o ciclista e do desrespeito com os cidadãos que utilizam a via, um grande protesto em formato de vigília foi organizado para o fim de semana, onde milhares de ciclistas já haviam confirmado presença através do facebook. Porém, frente à reação da população, nesta quarta-feira (02/10), a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos comunicou que a interdição será adiada.
Na manhã desta sexta-feira, houve uma reunião com representantes do Metrô, CPTM, Consórcio Monotrilho e ciclistas representantes do Vá de BikeBike é LegalCiclocidadeInstituto CicloBRBicicreteiros, e um dos organizadores do protesto de domingo (06/10). Foram discutidas algumas promessas esquecidas sobre melhorias na ciclovia, detalhes da obra do monotrilho e troca de idéias sobre alternativas possíveis.
Ainda não há uma solução definida, mas uma coisa ficou bem clara: segundo Eduardo Curiati, representante do Metrô de São Paulo, a ciclovia não será fechada enquanto não houver uma alternativa de circulação para os ciclistas.


Diante da nova situação, o protesto organizado inicialmente tomou um outro formato: uma grande pedalada no domingo (06/10) com  concentração na ciclovia, na entrada Vila Olímpia, às 14h.
Veja os detalhes do evento aqui.
Participe! Leve sua família e amigos! Vamos mostrar nossa força, que somos muitos e não vamos aceitar passivamente decisões que colocam e perigo a vida do ciclista e o direito de circular com segurança nesta cidade, que é nossa!
Marque presença neste evento pacífico e lute pelo seu direitos!
Nos vemos por lá!

#Gobikers!

2 comentários:

  1. Que bacana seu blog! Vou participar da pedalada! Viva a Bicicleta! Por uma vida mais sustentável!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Agradecemos sua visita! Nos vemos lá! Até mais!

    ResponderExcluir