Translate

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Estacionamento subterrâneo de bicicletas no Japão!


Diversos países tem enfrentado o problema da super lotação, e no Japão não é diferente.
Com uma população de mais de 127 milhões de pessoas, o Japão enfrenta uma crônica escassez de espaços urbanos. Grande parte da população utiliza a bicicleta como meio de locomoção, e ter espaço para estacioná-las tornou-se um sério problema, principalmente na capital Tóquio.
Diante disso, a empresa japonesa Giken Seisakusho, desenvolveu um sistema revolucionário para que as pessoas possam guardar suas bikes com segurança e praticidade.
Trata-se do Eco Cycle, grandes depósitos subterrâneos instalados em diversos pontos da cidade, com mais de 11 metros de profundidade, onde qualquer cidadão pode simplesmente depositar sua bicicleta em um elevador, que automaticamente aloja-a em uma das mais de 200 vagas disponíveis de cada bicicletário. Na superfície, é preciso encaixar a bicicleta em um trilho e apertar um botão. Por questão de segurança, o equipamento só desce se uma área não estiver sendo pisada pelo usuário. O processo todo dura menos de 10 segundos.



O sistema é resistente a terremotos e inclui seguro contra roubos e vandalismos. O custo para usar a estações do ‘ECO Cycle’ é de cerca de US$ 16 por mês, e o usuário recebe um cartão eletrônico de acesso.
Além disso, o Eco-cycle é feito com materiais pré-fabricados e pode ser construído rapidamente com um sistema de estacas, pois conforme o tempo passa, as necessidades públicas podem mudar, sendo possível retirar as estacas utilizadas para fazer a parede dos bicicletários e reutilizar para outras finalidades. Segundo a empresa, “O Eco-cycle pode executar uma função em um período de tempo, e, em seguida, pode ser facilmente removido uma vez que não for mais necessário. Por isso, é considerado uma estrutura funcional, com ciclo de vida pré-definido.”




A proposta é tornar o armazenamento das bicicletas mais seguro, liberar espaço público e também incentivar o seu uso como meio de transporte. Além disso, a empresa enfatiza a importância de oferecer locais seguros de estacionamento que sejam próximos aos centros comerciais. “Se o estacionamento de bicicletas está disponível próximo ao destino final, as pessoas utilizam a facilidade com mais frequência. Além disso, ele elimina estacionamentos incômodos nas calçadas”, diz a empresa em seu site.
Veja aqui um vídeo sobre o projeto:


#Gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário