Translate

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O que é uma bicicleta fixa?



Nos últimos anos, um grupo de ciclistas tem surgido nas metrópoles pedalando bikes que, à primeira vista, podem parecer convencionais, mas que, com um olhar mais apurado, são diferentes em muitos aspectos.
Elas parecem mais "clean" que as bikes que costumamos cruzar por aí, não possuem marcha e tradicionalmente, nem sistema de freios. Se você já viu uma assim, é bem provável que seja uma bicicleta fixa, também conhecida como "bicicleta com pinhão ou roda fixa"," fixed gear", ou simplesmente "fixies".
A principal diferença destas bikes, é que elas não possuem "roda livre", mecanismo que permite que a roda gire independente dos pedais. É a roda livre que permite que em uma descida, por exemplo, você pare de pedalar e a bicicleta continue rodando, o famoso "descer na banguela".


Bem, nas fixies utiliza-se a roda fixa, ou seja, os pedais giram o tempo todo junto com as rodas. Isso proporciona que você, por exemplo, pedale para trás. Por isso, essas bicicletas não possuem freios, pois o movimento dos pedais é responsável pela frenagem. Elas também não possuem sistema de marchas.
A bicicleta fixa proporciona maior controle para quem está pedalando, pois a velocidade e frenagem são controladas exclusivamente pelas pernas do ciclista.
Originalmente, essas bikes são utilizadas em pistas de ciclismo e culturalmente utilizadas por bike-couriers (mensageiros) em cidades como Nova York e Londres, por serem leves, ágeis e necessitarem de pouca manutenção. A partir daí, as fixies se espalharam contaminando ciclistas de Tóquio, Madri, Santiago, Varsóvia, Los Angeles e, mais recentemente, Pequim. E está ganhando espaço no Brasil!
Mas não é por que a bicicleta é simples que não pode ser estilosa. Muito pelo contrário! Os fixeiros capricham ao customizar suas bikes, ousam nas cores, nos detalhes e nos acessórios, tornando cada bike única!






Mas peraí! Se a bicicleta não tem marcha e você tem que pedalar o tempo todo, por que as pessoas usam esse tipo de bike?
É simples! Andar com uma fixie é a forma mais primitiva de pedalar, cria-se uma conexão muito forte entre o ciclista e a bicicleta. Todo o controle está no seu corpo. É como se bike e homem fossem uma coisa só.
Sem contar que quando você começa a usar uma bicicleta fixa, ingressa em um mundo direcionado ao assunto, que abrange moda, comportamento, esporte e muito mais. Existem grupos, encontros, eventos especialmente direcionados aos fixeiros. Mas isso é assunto para outro post!



Ficou curioso? Experimente! A maioria das bicicletas podem ser transformadas em fixas, desde MTB à Speed. Ou se preferir, existem fixas à venda no mercado.

Veja abaixo um vídeo que fala mais sobre as bicicletas fixas:



Boa sorte!

#GoBikers!



Nenhum comentário:

Postar um comentário