Translate

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Você conhece o BIKETRIAL?


O Biketrial é um esporte de competição e apresentação em que o ciclista tem como objetivo vencer um circuito composto de vários obstáculos chamados de sessões.
Os obstáculos podem ser naturais, como pedras, troncos, rios, areia, limbo, ladeiras íngremes e escorregadias; Ou artificiais, formando um circuito indoor, como pallets, carretéis, barris, pneus de trator, vigas de madeira e caixotes.
O objetivo é vencer os obstáculos sem o ciclista apoiar os pés no chão. Em competições, um "pé no chão" é chamado de "dab" e dá um ponto de penalidade ao atleta. Se outra parte do corpo tocar um obstáculo, mais cinco pontos serão somados às penalidades e assim sucessivamente. Vence quem chegar ao final da prova com menor número de faltas cometidas.


Abaixo, algumas expressões do esporte para você se inteirar do assunto.

Expressões do Biketrial

- Hop ou Bob: Pulo. Independente da altura ou distância alcançada. 
- Back Side Hop: Manobra fundamental para a prática do Biketrial, onde o atleta pula com a bicicleta apenas na roda traseira, sem que a dianteira toque o chão. 
- Front Hop: Manobra acima executada somente sobre a roda dianteira. 
- Bunny Hop: "Salto do coelho". O atleta pega um pequeno embalo e pula com as duas rodas da bike ao mesmo tempo, sem o auxilio de rampa, para subir um obstáculos com entrada de 90º no qual ele pode apoiar o bash ring ( protetor que envolve a coroa da bicicleta) . O Record estabelecido é do espanhol Cesar Cañas que alcançou a incrível marca de 186 centímetros!
- Side Hop: O atleta para ao lado do obstáculo, mantém as duas rodas da bike no chão e depois salta ao mesmo tempo para cima e para o lado esticando ao máximo seu corpo para trás pois assim aproxima-se da bike e consequentemente sobe mais alto. 
- Huge Up: Variação do side hope onde o atleta primeiro salta na roda traseira (back side hop) para depois saltar para cima do obstáculo. 
- Hook Up : Manobra onde o atleta apoia primeiro a roda dianteira da bike para depois puxar a traseira. É uma das manobras mais utilizadas para subir obstáculos; de pequenos degraus à muros de mais de 190 centímetros de altura!
- Gap: Salto para frente. Utilizado para vencer um vão entre dois obstáculos, sem tocar o chão entre eles. 
- Drop: Salto para baixo. Utilizado para descer de obstáculos quadrados (90º). Em competições oficiais, compostas de obstáculos naturais, os drops são limitados a 2 metros de altura. Já em sessões artificiais ou competições não oficiais, não existem limites.



Saiba mais neste vídeo do Pedaleria, onde Edu Capivara, pentacampeão paulista e brasileiro de Biketrial fala sobre o esporte:



E este vídeo com uma compilação dos atletas Dani Comas e Cesar Cañas.



#GoBikers!

Fonte: www.pedal.com.br
         pedaleria.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário