Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dicas de manutenção de bike para você pedalar muito nas férias!


As férias estão chegando e se você está pensando em fazer uma viagem de bicicleta, levar sua bike para fazer uma pedalada no local de destino, ou simplesmente aproveitar sua cidade pedalando, é muito importante que você faça uma revisão geral no seu equipamento. E a melhor forma é levando sua amada magrela em um bicicleteiro de sua confiança.
Porém, entender a sua bike pode ser muito prazeroso, você pode fazer pequenos reparos e limpeza, além de aprender a observar possíveis sinais de perigo, causados por desgaste de peças ou falta de lubrificação.
Se você mesmo quer cuidar da sua bike, saiba que terá que ter alguns instrumentos em mãos: um jogo básico de ferramentas, escova, espátula, óleo lubrificante, graxa, entre outros.
Por isso, fizemos este post com dicas simples de manutenção para sua bike, para que você possa manter seu equipamento sempre em bom estado.

1. Mantenha sua bicicleta limpa
Areia e sujeira comumente "colam-se" aos lubrificantes da bicicleta e podem causar o desgaste de algumas peças e devem ser limpadas regularmente.
O processo de limpeza é bem simples, usando um desengraxante para remover lubrificantes antigos, principalmente na pedivela, corrente, coroa e câmbios. Utilizar escovas de cerdas duras em vários tamanhos ajuda a remover as sujeiras escondidas em partes de difícil acesso. Uma esponja com água e sabão finaliza a limpeza.



2. Mantenha as peças lubrificadas
A lubrificação regular ajuda para que a bicicleta ande de forma suave e evita o desgaste excessivo das peças. Porém, lembre-se de sempre remover o lubrificante antigo com um desengraxante antes de uma nova aplicação.
Os lubrificantes usados podem ser secos, úmidos, ou graxa.
Diversas partes das bicicletas necessitam de lubrificação:
- Conduítes: Colocar óleo dentro dos conduítes antes de encaixar um novo cabo diminui falhas nas trocas de marchas e melhora a eficiência dos freios.
- Câmbios: O ideal é colocar óleo nas dobras de movimento dos câmbios dianteiro e traseiro uma vez por semana, caso use a bicicleta frequentemente. É importante aplicar também no parafuso da roldana do câmbio traseiro.
- Corrente: Muito importante para um bom funcionamento da bike. Use, preferencialmente, óleo leve em spray ou líquido.
- Parafuso do selim e mesa: É importante aplicar óleo ou composto anti-corrosivo para impedir que estes colem no tubo do selim ou na espiga.



3. Pare! e observe sua bike!
Quanto mais você pedala, mais as partes da bicicleta se desgastam. Estar atento a elas e trocá-las sempre que necessário, permite que a bicicleta funcione perfeitamente e diminui o risco de acidentes.

- Catracas e coroas: Verifique se faltam dentes ou se estes estão gastos. Este tipo de desgaste pode fazer a corrente "saltar" em um momento de maior força no pedal causando um acidente.


- Freios: Sempre verifique se as sapatas dos freios estão gastas. Se elas estiverem gastas desigualmente, significa que não estão igualmente em contato com a superfície de frenagem. Isso diminui a eficácia dos freios. Sempre que estiverem gastas, troque as sapatas e as alinhe de forma correta.  

- Cabos e conduítes: Cabos internos esfiapados podem te deixar sem marcha ou sem freio, o que é um grande risco. Conduítes gastos ou quebrados diminuem a eficácia do freio e possibilitam que sujeira entre e prenda nos cabos.


- Aros: Marcas de desgaste profundo e trincos nos ilhós dos raio podem constituir um perigo para o ciclista. Fique atento a estes sinais.


- Pneus: Há vários sinais que indicam que está na hora de trocar o pneu.
Saliências: A presença de saliências ou torções no corpo do pneu é um sinal de que este pode arrebentar.
Rasgos ou cortes: Cortes no corpo do pneu deixam seu revestimento interno danificado facilitando que o pneu arrebente, além de deixar o pneu mais suscetível à entrada de objetos cortantes que podem alcançar a câmara de ar e causar um furo.
Desgaste: Um pneu gasto perdeu a força estrutural e pode rasgar ou formar saliências mais facilmente. Além de ser perigoso, pois um pneu que perdeu borracha (careca) pode influenciar negativamente a frenagem.


Sempre que observar um destes sinais, faça a manutenção da sua bike ou a leve em uma bicicletaria.

Uma bicicleta bem cuidada é sinônimo de confiança e prazer na sua pedalada!

Precisando de algo para a manutenção da sua bike? Clique aqui!
Visite nossa página no Mercado Livre, temos todos os acessórios para sua bike! Clique aqui!

#GoBikers!



Nenhum comentário:

Postar um comentário