Translate

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Conheça a Copenhagem Wheel: a roda amiga do ciclista!


Semana passada postamos um texto sobre a Solar Cross, uma bike equipada com painéis solares.
Hoje vamos falar de mais uma idéia que une bicicleta e sustentabilidade: a Copenhagen Wheel.
Cada dia mais (ainda bem!) as bicicletas são utilizadas como meio de transporte diário. Pessoas deixam de utilizar carros para aderir a esta alternativa saudável e sustentável indo contra a grande massa poluidora dos automóveis. Porém, nem sempre a pedalada é fácil e ter uma força extra para os momentos em que as coisas ficarem mais cansativas seria uma ótima opção. É o que propõe a Copenhagen Wheel, uma roda desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e promete acrescentar tração elétrica nas bicicletas. Ela armazena a energia gerada pelo ciclista durante a pedalada e a utiliza nos momentos em que um esforço maior é necessário, uma subida por exemplo, quando um motor compensa a fadiga do usuário com o giro necessário para manter o curso, atingindo, sem pedalada, uma velocidade de até 25 km/h.



Além de útil e sustentável, a Copenhagen Wheel é de fácil instalação (basta trocar a roda traseira da bike) e tem um sistema inteligente que "aprende" o ritmo do ciclista, mantendo a pedalada sempre estável. Outra vantagem, é que a roda é integrada a um aplicativo móvel, que tem conectividade wireless e pode ser usada para compartilhar dados como a sua localização, temperatura, entre outros, nas redes sociais.



Nos EUA,  o preço da Copenhagen Wheel é 700 dólares, um custo baixo visto que lá, uma bicicleta elétrica simples tem um custo médio de 1500 dólares.


Veja o vídeo:


Quer saber mais? Acesse o site do projeto aqui.

#GoBikers!


Nenhum comentário:

Postar um comentário