Translate

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Vai pedalar com seu filho? Saiba tudo sobre as cadeirinhas!


O verão é a estação que dá aquela vontade de tirar a bike da garagem, exercitar o corpo, sair para passear com a família, aproveitando os lindos dias ensolarados com os filhos. Acertei? Se você tem um filho pequeno e ainda não podem sair pedalando juntos por aí, não fique triste, pois vocês podem sair para um passeio juntos, transportando-o em uma cadeirinha para bicicleta.
O uso das cadeirinhas têm se popularizado nas grandes cidades e a grande oferta deste produto levanta algumas dúvidas sobre qual o melhor modelo para cada situação. Desta forma, resolvemos fazer um post para esclarecer as principais dúvidas e dar dicas sobre como transportar seu filho com segurança em um agradável passeio de bike.

1. Qual a idade ideal?
De uma forma geral, bebês que conseguem sustentar a cabeça sem apoio já estão aptos a serem transportados em uma cadeirinha. Porém, segundo relatório de uma instituição denominada Bicycle Helmet Safety Institute, não é recomendável que crianças com menos de um ano façam esse tipo de passeio.

2. Qual a cadeirinha ideal?
A melhor forma de escolher a cadeirinha ideal é através do peso e idade da criança. Existem dois tipos: dianteira e traseira.
As dianteiras são para crianças mais novas, de 01 a 03 anos, com até 15 quilos. As traseiras, são para crianças maiores, com peso até 25 quilos.


                         



3. A Bike certa
Bom, se você não tem uma bicicleta e vai comprar uma já pensando em utilizar uma cadeirinha, dê preferência às de passeio. Elas são mais robustas e possuem mais espaço entre o guidão e o selim, comportando bem as cadeirinhas dianteiras. A maioria dos modelos traseiros necessitam de um bagageiro para ser instaladas. Então, esse tipo de compatibilidade deve ser observada. Nem sempre aquela bicicleta de última geração ou aquela mountain bike são a bicicleta ideal...
Agora se você já tem uma bicicleta e vai comprar uma cadeirinha, a melhor forma é consultar seu bicicleteiro para saber qual a cadeirinha ideal para sua bike. Existem diversos modelos e marcas no mercado, como a importada Polisport ou a brasileiríssima Kalf.

4. O que levar em consideração na hora da escolha:
- Segurança
Observe se a cadeira "segura" bem o corpo da criança, se possui cinto de segurança, de preferência do tipo "três pontas", que passa pelos ombros.
- Conforto
Dê preferência a cadeirinhas robustas que "abraçem" bem o corpo da criança, com apoio nas costas, para que ela fique mais confortável e não precise segurar sempre no ponto de apoio.
- Idade e peso da criança
Como dissemos acima, cada cadeirinha comporta um limite de peso que deve ser respeitado
- Compatibilidade com a sua bike.



5. Instalação
O ideal é levar em uma bicicletaria de sua confiança, mas se você for adepto do "faça você mesmo", faça-o com responsabilidade e cuidado. Leia o manual de instruções e consulte o site da marca escolhida. Sites como o da Kalf são exemplo de instruções, informações e dicas para quem adquire seus produtos. 

6. É hora de pedalar
Levar uma criança na bike é algo muito sério para o condutor. Lembre-se  que você estará com sobrepeso na bicicleta e ela pode se comportar de forma diferenciada.
- Trajeto:
Planeje o trajeto com antecedência, evitando situações em que você necessitará desmontar da bicicleta e ir empurrando, subir e descer guias, rotas com trânsito ou grande fluxo de carros e caminhos com muita inclinação, muito longos ou com muitas curvas acentuadas. Cuidado com buracos! Lembre-se que a cadeirinha desestabiliza a bicicleta e diminui a mobilidade em curvas e manobras.
- Evite horários de muito sol
- Não esqueça de levar água. Hidratação é muito importante tanto para a criança, como para quem pedala.
- Como já dissemos, pedalar com uma criança na cadeirinha é uma experiência bem diferente. Comece com trajetos curtos, para que você e a criança possam se adaptar ao passeio e vá aumentando a dose aos poucos.
- Não leve a criança com sono. Quando a criança dorme, seu corpo se comporta de forma diferenciada na bike, com uma postura menos firme e isso desestabilizará a bicicleta, aumentando muito o risco de acidentes.
- O uso de capacetes não é obrigatório, mas é recomendado. Caso haja um acidente, a criança não consegue se proteger com as mãos como um adulto, o que aumenta muito o risco de que ela bata a cabeça.

Tomando todas as precauções, a bicicleta pode ser tão segura para os pequenos como qualquer outro veículo. Sem contar que você já vai inserindo a criança no mundo do ciclismo, até que ela possa dar suas primeiras pedaladas!

Veja aqui as cadeirinhas disponíveis em nosso site.
Estamos também no Mercado Livre.

Bom passeio!



#gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário