Translate

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prepare sua bike para o pedal noturno!

Cada vez mais, seja por lazer ou necessidade, ciclistas saem para pedalar a noite.
É crescente o número de grupos que fazem pedaladas noturnas e pessoas que utilizam a bike como meio de transporte e precisam se locomover durante a noite.
Porém, pedalar a noite exige o dobro de cuidado e cautela. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 30% dos acidentes que envolvem ciclistas acontecem entre as 17h e as 20h, aquele momento de transição entre o dia e a noite, momento em que a visibilidade fica mais prejudicada.
Pensando nisso, resolvemos fazer este post, dando dicas para você preparar sua bike para tornar sua pedalada noturna mais segura.



1. Dobro de atenção!

A dica número um, como já dissemos, é ser cauteloso. A visibilidade reduzida exige o dobro de atenção com a via, trânsito e pedestres. Procure transitar por vias com menor fluxo de carros.

2. Seja visto!

Para quem pedala a noite, a iluminação é muito importante. Imagine que você está praticamente invisível para os outros veículos. Por isso, equipar sua bike com acessórios para iluminação é tão importante: para que você seja visto.
No Brasil, estes equipamentos não são previstos por lei, como são,  por exemplo, em alguns países da Europa, onde, para circular a noite, a bike deve estar equipada com faróis e o descumprimento da norma é passível de multa. Mas não é só porque não é obrigatório, que você vai deixar de adotar uma medida que aumente sua segurança, certo?
Na hora de equipar sua bike, escolha produtos de boa qualidade, que possuam luzes de segurança fortes, brilhem e pisquem bastante. Hoje em dia existem modelos no mercado para todos os gostos (LEDs, recarregáveis, que utilizem pilha ou bateria) e para todos os bolsos também.
Os modelos mais comuns são os LEds, geralmente discretos, fáceis de instalar no guidão ou selim da bicicleta, podem ser retirados da bike com facilidade quando você estaciona (evitando furtos) e costumam ser mais baratos, além de suprir a necessidade de fazer o ciclista ser visto.




Existem até opções de LEDs como os da Monkeylectric que podem ser fixos no aro da roda e até projetam desenhos quando você pedala! Tudo depende do seu gosto e do quão divertida pode ser sua iluminação!
Não se esqueça dos kits refletivos. Eles devem ser fixos no guidão, selim e rodas e auxiliam bastante refletindo a luz dos carros na bike tornando o ciclista visível. Além destes kits básicos para a bicicleta, vale a pena investir em coletes, pulseiras, tornozeleiras ou fitas refletivas que podem ser penduradas ou coladas na mochila, capacete, etc.Os refletivos podem salvar o ciclista se este tiver algum problema coma iluminação LED, como descarregar a bateria, por exemplo.




3. Veja!

Para pedalar a noite, não basta só ser visto. Você tem que ver também. E muito bem.
Por isso, é importante providenciar para sua bike um farol ou lanterna que possa iluminar seu caminho enquanto pedala. Este equipamento deixa o chão visível para que você não seja pego de surpresa por buracos ou outros obstáculos. Além disso, sinaliza a sua presença para veículos que transitam na mão oposta. Há diversos modelos disponíveis no mercado e a maioria é de fácil fixação no guidão ou parte superior do quadro e possuem engate rápido que permitem ser facilmente removidas evitando furtos quando a bicicleta está estacionada.. A altura da luz também deve ser ajustada, para evitar que ofusquem a visão dos motoristas facilitando a ocorrência de acidentes.



Para finalizar, se você nunca pedalou a noite, aproveite para experimentar. Pedalar em grupo é muito gostoso e existem diversos passeios organizados com diferentes distâncias e níveis de dificuldade. Com certeza você encontrará um grupo que seja a sua cara!
Se você mora em São Paulo, dá uma olhadinha na página mantida pelo Wadilson Oliveira, que tem a lista de passeios que rolam por aqui.
Está atrás de iluminação para sua bike? Veja nossas opções aqui!
Também estamos no Mercado Livre!


Bom pedal!

#gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário