Translate

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Se a chuva chegou para ficar... Dicas para pedalar na chuva!


O verão é uma delícia, mas com ele, chegam as chuvas. E já reparou que sempre chove no fim da tarde? Bem no horário em que estamos saindo do trabalho. Isso faz com que muitos ciclistas que utilizam a bike como principal meio de transporte deixem suas bicicletas em casa para se espremer no transporte público ou no trânsito, que piora muito depois de uma chuva forte.
Concordamos que pedalar na chuva pode parecer bem desconfortável. Mas garantimos que é uma questão de costume e que se você estiver com os equipamentos certos e seguir algumas dicas, pode tornar essa pedalada bem mais agradável.

1. Sem medo da chuva!
Você não é de açúcar! Claro, se pudermos evitar sair no meio de um temporal... melhor. Mas às vezes é inevitável pegar uma chuvinha. Não tenha medo de pedalar. Apesar da chuva, as regras são as mesmas. Você só deve ser um pouco mais cauteloso.

2. Capa
Use uma capa para proteger suas roupas. Nenhuma capa vai te proteger 100% da água, mas não ficar encharcado durante a pedalada ajuda muito. Dê preferência às capas tipo poncho que cobre tronco, cabeça boa parte das pernas. Existem capas específicas para ciclistas com tecidos e cortes especiais, e algumas bem estilosas, com as da marca americana Cleverhood.
A alternativa mais barata, e nem sempre a ideal, são aquelas capas transparentes descartáveis. No caso de utilizá-las coloque a capa, o capuz e depois o capacete. Assim a capa ficará bem presa. E cuidado para não enroscar na coroa!


3. Paralamas
Quando você pedala na chuva, a roda acaba jogando água do chão para cima. Se você não tiver um paralamas instalado, essa água vai direto para suas costas e rosto. E se tiver um bagageiro, sua bagagem receberá essa água. Quanto mais o paralamas "envolver" a roda, melhor. Mas isso depende muito do tipo de bicicleta. Você deve escolher um que seja compatível ao seu equipamento.


4. Use e abuse dos sacos plásticos
Coloque tudo dentro de sacos e sacolas, amarre bem e coloque na mochila ou bolsa.
Assim, mesmo que a mochila esteja molhada, seus pertences estarão secos. Isso é muito importante, pois estamos falando de documento, eletrônicos, roupas secas e outros objetos que, acredito, você não vai querer ver encharcados.

5. Pés secos
Nada pior que pés molhados. Ainda mais se você ainda tem um longo dia de trabalho pela frente. Mesmo que você leve um par de sapatos extra, só o desconforto de pedalar com o sapato encharcado pode estragar um dia.
Existe um acessório, o overshoes, que cobre o calçado com uma camada impermeável, mas é um pouco caro.
A alternativa mais barata - e menos elegante - é amarrar uma sacola plástica. Só não esqueça de deixar as meias encobertas pela sacola, ao contrário, toda água infiltrará por ela no sapato. E cuidado redobrado para o pé não escorregar do pedal.




6. Use luvas!
Na verdade, recomendamos o uso de luvas sempre, para proteger a pele de irritações causadas pelo atrito e também como proteção em caso de quedas. Mas na chuva, as luvas assumem outro importante papel: impedir que suas mão escorreguem ou deslizem da manopla. Você perceberá, usando a luva em dias de chuva, que sua firmeza e segurança no guidão aumentará bastante.

7. Use óculos
 Os óculos protegem do incômodo da chuva atingindo os olhos quando se está em movimento e velocidade. Ao pedalar na chuva, de preferência as lentes transparentes ou amarelas que aumentam a visibilidade.  Para que eles não embacem, use um produto “anti-fog”.

8. Fique visível
Na chuva a visibilidade e percepção dos motoristas baixa consideravelmente, portanto, fique visível. Capas de cores claras ou cores mais chamativas, kit refletor, farol e lanterna na bike. Seja visto!

9. Controle da transpiração
Pedale mais devagar. Isso auxiliará não só na sua segurança, mas também ajudará no controle da transpiração. Você estará de capa e ela reterá sua transpiração. Você estará mais molhado dentro da capa do que fora. E não esqueça de beber água. Não é só porque você está na chuva que não está suando e perdendo líquido.

10. Roupa extra
Como dissemos acima, você nunca estará 100% protegido. Leve ou se possível tenha sempre uma troca de roupa no seu local de destino. Ao chegar, troque de roupa imediatamente. O problema não é a chuva que você toma, mas o tempo que fica com as roupas úmidas e frias.



11. Cuidado com as curvas
Com o piso mais escorregadio, as curvas na chuva podem ser complicadas e perigosas. Reduza a velocidade e mantenha a bicicleta mais na vertical evitando efetuar curvas muito fechadas.

12. Não encha os pneus demais
Muita pressão nos pneus deixa estes com pouca aderência ao solo. Isso é particularmente perigoso em dias de chuva, pois facilita escorregões nas curvas e frenagens.



13. Atenção redobrada nas ruas
Na chuva, a água se mistura com gasolina e óleo dos carros e deixa a pista escorregadia. Pedale devagar, não pegue muita velocidade e evite frear bruscamente. 
Evite passar por poças e acúmulos de água, pois elas podem esconder buracos ou bueiros abertos.
Lugares especialmente escorregadio também devem ser evitados: sinalizações de solo, tampas e grelhas de bueiros, chapas metálicas lisas, entre outros.





Tendo cuidado e seguindo estas dicas você verá que pedalar na chuva não é nenhum monstro de sete cabeças. Verá que no fundo até lembra travessura de criança! Quando vencer a primeira chuva terá a mesma sensação de liberdade de quando andou de bicicleta pela primeira vez!


Que tal se arriscar na próxima chuva?!

#Gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário