Translate

sábado, 4 de janeiro de 2014

Dicas para pedalar no calor!


O ano começou e as temperaturas estão pra lá de altas!
E aí? Com temperaturas acima de 30°C dá para pedalar?
Mas é claro que sim! Só que exige alguns cuidados especiais, assim como quando se pedala na chuva, neve, ou frio.
Por isso, passamos aqui algumas dicas que não podem faltar caso você resolva encarar o sol e sair para uma pedalada.

Protetor solar:


Item obrigatório não só para quem vai pedalar, mas para quem vai fazer qualquer atividade externa nestes tempos de calor. Claro que mesmo com protetor, não dá para garantir 100% de proteção. Ou seja, aquelas marcas indesejadas de camiseta, bermuda, luva etc são praticamente inevitáveis. Mas um bom protetor solar vai te proteger daquela incômoda vermelhidão ardida e uma bela insolação. E não se esqueça de levar o protetor e passá-lo novamente de hora em hora, após transpiração muito forte, ou sempre que julgar necessário. E não se engane em dias nublados: o mormaço também queima e desidrata.

Roupas e acessórios adequados:


As roupas podem ser um aliado ou um vilão para quem vai pedalar no calor.
Dê preferência a roupas de tecido leve, de cores claras. Se estiver usando capacete, não esqueça da viseira.Ou use um boné, boina, ou algo que possa proteger sua cabeça e rosto do sol.
Óculos de sol também ajudam bastante!

Hidratação:


Isso é muito, muito importante. Sempre ande abastecido, principalmente em pedaladas longas. Não pode faltar água. E nestes casos, de pedaladas de longa distância e alto gasto energético, leve também um isotônico ou água de coco, pois quando se transpira não se perde somente água, mas também sais minerais.
Tem uma dica importante: beba um gole de água a cada 10 ou 15 minutos, mesmo que esteja sem sede. Quando o corpo está com sede já é um sinal de desidratação.


Para transportar o líquido, existem várias formas, desde carregar uma garrafa de água em uma mochila, como as caramanholas presas em suportes que podem ser fixos no quadro da bicicleta. Existem de vários tipos, as de plástico, de alumínio ou térmicas. Por sinal, estas últimas, podem ser bastante úteis, já que depois de pedalar um tempo debaixo do sol, o líquido transportado pode estar morno. Existem caramanholas térmicas que mantem o líquido geladinho por até 03 horas.


Outra opção são as mochilas de hidratação, que também mantém a temperatura da água por mais tempo e propiciam a facilidade de tomar água sem tirar as mãos do guidão através do "canudinho". Existem vários modelos, com capacidade de 01 a 03 litros.

Horário e planejamento da rota:


No verão, isso pesa bastante. Evite sair nos horário de pico de calor (meio-dia até 15h00), dê preferência pedalar de manhã ou no fim da tarde.
Além do horário, planejar bem a rota, dando preferência a ruas com sombras ou bem arborizadas e evitando subidas íngremes faz toda a diferença! Lembre-se que no calor a sensação de cansaço e esgotamento físico é maior e mais rápida. Se possível pedale mais devagar e com calma.

E é isso! Seguindo estas dicas simples, seu pedal será muito agradável! Afinal pedalar no verão é uma delícia, sentir o vento no rosto, o sol deixa tudo mais bonito!

#Gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário