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domingo, 20 de abril de 2014

"Pedalando mundo a fora" - Berlim por Bruno Pugliese


Após conversar com alguns amigos que moram fora do Brasil e utilizam a bicicleta como meio de transporte ou lazer, resolvemos entrevistá-los e compartilhar com vocês. Assim nasceu o projeto "Pedalando mundo a fora", que visa principalmente notar as diferenças relacionadas a urbanismo, infra-estrutura e cultura da bicicleta nos diversos países. Será que há grandes e absurdas diferenças? Vamos descobrir! 

O entrevistado da vez é o Bruno Pugliese, que mora a quatro anos em Berlim.

1) Há quanto tempo você mora em Berlin? Há 4 anos. 

2)Com qual freqüência você costuma pedalar? Geralmente 1 vez por semana. 

3) Você costumava pedalar no Brasil? Com a mesma freqüência? Para você, qual seria a principal diferença entre pedalar no Brasil e na sua atual cidade: Berlim? Eu pedalava bastante no Brasil, e quando me mudei para Berlim também pedalava todos os dias, até quando tive minha bicicleta roubada. Em Berlim o planejamento é muito melhor e não há comparação com SP, as ciclovias são bem abrangentes e funcionais, a topografia da cidade também ajuda por quase não haver subidas, sempre há um bicicletário para deixar a bike, e elas podem ser transportadas nos trens e metros. 


4) Há algum código a ser obedecido? Sim, ciclistas devem pedalar nas ciclovias, caso não haja, podem ocupar a faixa à direita das ruas e devem respeitar as mesmas regras de trânsito que qualquer outro veículo (dar preferência aos pedestres, parar no sinal vermelho, dar setas com as mãos se for virar à direita ou esquerda), além do uso obrigatório de dínamo na roda para armazenar energia cinética para acionar as lâmpadas traseiras e frontais à noite.

5) O que acha da qualidade das Ciclovias? (Manutenção, sinalização, fiscalização e orientação para os usuários, etc). A qualidade das ciclovias é excelente, somente em lugares onde as raízes das árvores vão crescendo e deformam a calçada é que atrapalha um pouco, mas no geral é nota 10. 

6) Você acha que as ciclovias na sua cidade conectam bem os principais pontos da cidade? Ou são apenas trechos que não ligam nada a nada? Os trechos são bem planejados, eu ia trabalhar todos os dias de bicicleta seguindo a ciclovia ou a ciclofaixa, elas são bem conectadas através da cidade. 

7) Os transportes coletivos permitem/ facilitam a entrada de bicicletas? Na sua cidade tem um fluxo grande de ciclistas? A cidade foi adaptada a essa demanda? (bicicletários, bike shops, ciclovias, etc). Sim, para transportar a bicicleta é preciso comprar dois tickets, um para você e um para sua bicicleta, e sempre há espaço para transportá-la. A cidade é bem adaptada para o grande número de bicicletas, realmente faz parte da cultura das pessoas ter a bicicleta como um meio de transporte.


8) O ciclista pode ser multado, caso não obedeça o código? Há fiscalização constante? O ciclista pode ser multado se não obedecer às regras, há blitz de fiscalização, eles verificam se as luzes estão funcionando, os freios também. Mas grande parte dos ciclistas não respeitam as regras e andam nas calçadas onde não há ciclovias, tomando lugar dos pedestres, não param no sinal vermelho quando os pedestres estão atravessando a rua, podendo causar acidentes, etc.

9) Como funciona o ciclismo para os turistas? É incentivado? É fácil? O ciclismo para os turistas é bastante fácil, sempre há uma Radladen (loja de bicicleta) por perto, os preços não são caros, é uma forma bastante agradável de conhecer a cidade pedalando.

10) Para você, qual a principal diferença entre pedalar em Berlim e o Brasil?A principal diferença entre Berlim e SP é a total falta de planejamento e adequação das vias públicas para com os ciclistas. Infelizmente em SP não há como ter a bicicleta como meio de transporte. Mas no restante do Brasil é diferente, nas cidades do litoral de SP e no Rio de Janeiro já há um planejamento bem melhor, é possível ir de um bairro ao outro pedalando ou percorrer a orla das praias de bike.


#gobikers!

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