A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira uma proposta que obriga os fabricantes e importadores de bicicletas a fornecer aos compradores um manual com normas de circulação e infrações contidas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97), além de informações sobre direção defensiva e primeiros socorros.
O texto aprovado ainda incluiu a obrigatoriedade de a nota fiscal informar o número de série da bicicleta. A intenção é facilitar o acesso à informação, conscientizar e informar o ciclista. E quanto ao número de série, o objetivo é facilitar a identificação de bicicletas furtadas e coibir a prática. O que você acha? #Gobikers!
Já pensou em fazer downhill no Monte Fuji, no Japão? Esse grupo de brasileiros que pratica mountain bike downhill conseguiu chegar ao topo da montanha mais alta do Japão, com direito a uma descida cheia de adrenalina!
Em várias cidades do Brasil, é comum encontrarmos pelas ruas carroças movidas por cavalos fazendo o transporte de lixo e materiais reciclados através do trabalho dos catadores. Porém, essa prática traz alguns problemas, como a exploração de animais (exaustão ou morte do animal devido o esforço físico extremo) e falta de segurança no trânsito.
No Rio Grande do Sul, uma idéia pode mudar esta realidade: o Cavalo de Lata. Trata-se de uma espécie de bicicleta que pode ser movida através de pedal ou motor elétrico, com uma carroceria metálica, preparada para suportar grandes cargas. A ideia é substituir as carroças movidas a tração animal por este novo veículo sustentável. A estrutura tem suspensão, banco com dois lugares, volante e iluminação completa, e usa uma bateria que dura cerca de 50 quilômetros.
O objetivo do projeto é melhorar a vida dos catadores e diminuir o esforço a que são sujeitos os animais, carregando cargas excessivas. E como sempre, com a ajuda das amadas bikes! Assista o vídeo feito pelo Canal 20 para apresentar o Projeto Cavalo de Lata:
Está acontecendo neste feriado prolongado a FixOlimpíadas 2013 - O retorno. A abertura rolou ontem (quinta-feira, 14/11), mas a programação para o fim de semana está recheada de atividades pelas ruas de São Paulo. Em sua 4ª edição, o evento é organizado de forma coletiva pelos fixeiros (pessoal que curte as bicicletas de roda fixa, aquelas que não possuem catraca livre) e apoiado por diversas marcas relacionadas à bike; e traz uma série de atividades de caráter amistoso e festas para reunir os adeptos deste tipo de bicicleta no Brasil. A programação conta com passeios, festas, competições e distribuição de prêmios. O evento terá provas clássicas desse tipo de bicicleta, como peanut, track stand, subida de ladeira, skid, roller race, entre outras. O principal objetivo do evento é incentivar o ciclismo urbano e reunir a galera amante das fixas. Quer participar? É só chegar no dia e local do evento. Um contribuição de R$10,00 é sugerida, porém não obrigatória. Confira a programação aqui. Fonte: Bike é Legal #Gobikers!
Estréia nesta semana, nos EUA e Portugal, o esperado documentário "A mentira de Armstrong", realizado pelo premiado cineasta Alex Gibney. Inicialmente, o documentarista estava fazendo um filme que descrevia a vitoriosa retomada da carreira do ciclista, na Volta da França em 2009 após se curar de um câncer de testículo. Porém, quando as suspeitas de doping contra Armstrong ganharam força, o documentário foi abandonado. Uma investigação federal foi realizada e a Agência Antidoping dos EUA concluiu que o ciclista operou uma grande rede de distribuição de substâncias proibidas. Resultado: ele teve todos os seus títulos esportivos cassados. Então, quando neste ano Armstrong finalmente admitiu o uso de doping, em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, o filme foi retomado, porém com uma abordagem diferente. O documentário acabou se transformando em uma história sobre o processo de construção do "Mito Lance Armstrong". "Essa foi uma mentira que estava escondida à vista de todos, porque Lance era o seu curador, e um curador muito cuidadoso com o seu próprio mito.", disse o cineasta. O filme começa, com um desconfortável Armstrong falando de um jeito balbuciante, sem jamais se explicar propriamente sobre aquele que foi um dos maiores escândalos da história do esporte. Veja o trailer do documentário:
Já conhece o ilustrador Valdinei Calvento? Ele é paulistano e mantém um blog muito legal, o Igual Você. Suas ilustrações possuem um tom ativista e nos convidam a refletir sobre nossa relação com as grandes cidades, mobilidade, sustentabilidade e uma vida mais saudável. Dentro de seu trabalho autoral, e das inúmeras ilustrações, selecionamos uma série de posters que tem como tema a bicicleta. Confiram abaixo o design ativista e elegante de Valdinei:
Bem, sinceramente não sabemos dizer se isso é uma intervenção artística ou a mais dura realidade... Mas o fato é que se for real, andar de bike em Bulgária é só para profissional! Confiram abaixo imagens reais e surpreendentes das ciclorrotas de lá: