O frentista Maciel Oliveira Santos, 42 anos, voltava do trabalho quando foi atropelado por uma carreta ao ultrapassar um micro-ônibus que estava estacionado na faixa da direita, com o pisca alerta ligado. Na colisão, a bicicleta foi arremessada para debaixo do ônibus e Maciel morreu na hora. O motorista da carreta não parou para prestar socorro.
Veja fotos do ocorrido:
O acidente aconteceu ontem (07/01 - terça-feira) por volta das 23h00, na Avenida Pirajussara, zona Sul da cidade de São Paulo. O motorista do micro-ônibus e outras testemunhas que estavam no local já foram ouvidos e a polícia procura o motorista da carreta para esclarecimentos. Familiares da vítima informaram que o frentista estava acostumado a pedalar e ia ao trabalho de bicicleta há dez anos.
E não foi a primeira vez. Há menos de um ano, outro atropelamento de ciclista ocorreu na mesma avenida a apenas 700 metros do local onde Maciel foi atropelado ontem. O pedreiro Lauro Neri, 49 anos foi atropelado no dia 03 de abril de 2012 e também voltava para casa depois de um dia de trabalho.
O que mais causa revolta é que a Prefeitura de São Paulo possui um projeto de ciclovia para a Avenida Pirajussara desde 2004, a Ciclo Rede Butantã, que deveria ser entregue entre 2006 e 2007, mas não saiu do papel. A avenida estaria integrada a uma extensa estrutura cicloviária de aproximadamente 105km de ciclovias, ciclofaixas e calçadas compartilhadas ligando o Butantã a Taboão da Serra.
Veja o mapa do que seria o projeto:
Mas o projeto não foi cumprido. E não foi por falta de pressão. A Ciclocidade realizou contagem de ciclistas na região durante 03 anos consecutivos para mostrar a alta demanda do uso de bicicletas. Houve cobrança da imprensa e moradores que entregaram um abaixo-assinado na Prefeitura.
Em 2011, nada havia sido feito ainda. Então a Ciclocidade sugeriu uma nova proposta cicloviária, com calçadas compartilhadas para garantir a segurança dos ciclistas que utilizavam aquele eixo de deslocamento. Mas mesmo assim, as obras não começaram.
Em maio de 2012 outro abaixo-assinado foi entregue. Em dezembro, uma manifestação na avenida.Outra em fevereiro de 2013 que culminou em um encontro na Câmara Municipal de São Paulo onde foi apresentado um plano da prefeitura para a região e discutidas possibilidades com os moradores.
Em setembro de 2013, o subprefeito do Butantã, Luiz Felippe de Moraes Neto apresentou outro projeto para a ciclovia, que não foi aprovado pela CET por questões técnicas. Assim, o subprefeito buscou uma nova alternativa e em dezembro de 2013 as obras finalmente começaram.
Segurança do ciclista
Quem vê o vídeo do acidente de ontem fica com uma forte impressão de que o ciclista foi imprudente na ultrapassagem.
Mas o caso aqui não é saber quem vacilou e está bem longe do famoso discurso "o ciclista tem que tomar mais cuidado". Nós (motoristas, ciclistas e pedestres) somos o trânsito e todos devem ter cuidado e respeito. Se o ciclista tem que ter cuidado, o motorista também tem. E cadê o cuidado da cidade conosco?
Acidentes assim são resultado de um histórico de descaso, impunidade e falta de respeito e políticas públicas.
De qualquer forma, colocamos abaixo algumas dicas para quem pedala no trânsito:
1. Itens de segurança: iluminação (traseira, dianteira e nos pedais), capacete, luvas, espelho retrovisor esquerdo.
2. Não pedale na contramão.
3. Pedale na faixa da direita.
4.Cuidado com as portas dos carros. Você pode ser surpreendido por um motorista saindo do veículo.
5. Ocupe a via.
6. Sinalize suas ações com as mãos.
7. Se possível, evite grandes avenidas.
8. Não fure o sinal.
9. Não pedale no corredor de ônibus.
10. Atenção redobrada nos cruzamentos e ultrapassagens.
11. Evite usar fone de ouvido. Ele diminui sua percepção e atenção do que está rolando ao seu redor.
#Gobikers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário