Para começo de conversa, se você é iniciante e está entrando agora no mundo do cicloturismo, tenha prudência e consciência do seu preparo físico antes de escolher seu destino e rota. Dê preferência a rotas mais curtas, com terrenos menos íngremes. Com o passar do tempo e maior conhecimento sobre os seus limites, vá aumentando o grau de dificuldade. Existem variados tipos de rota e com certeza você encontrará uma que se encaixe em seu perfil.
Quanto à bicicleta, certifique-se de que possui um bom equipamento. Ter uma bike de qualidade é recomendado em qualquer situação, pois isso diminui os riscos de acidentes causados por falha mecânica. Pense que em uma viagem, nem sempre você terá uma bicicletaria caso haja algum problema com equipamento. Sem contar os acidentes que podem ocorrer com uma bicicleta de má qualidade.
Outro ponto importante é revisar sua bicicleta. Há um tempo atrás, fizemos um post sobre manutenção de bicicletas. Lá demos dicas sobre limpeza, lubrificação e observação de sinais de desgaste e risco em sua bike. Mas por maior cuidado que possamos ter, não deixe de levá-la para uma revisão completa em um bicicleteiro de sua confiança.
Uma bicicleta raramente virá preparada para um cicloturismo. Sempre será necessário adicionar alguns acessórios. Entre eles, listamos aqui alguns que julgamos importantes:
- Acessórios de segurança: kit refletivo (dianteiro, traseiro e nos pedais), farol e lanterna (caso precise pedalar a noite), retrovisor, campainha, luvas e capacetes.
- Ciclocomputador: Possui funções muito úteis para quem pedala longas distâncias, como odômetro, velocidade média, atual e máxima, distância percorrida, entre outros. Estas informações te deixam a par do seu desempenho e capacidade, auxiliando no planejamento da viagem.
- Selim: Geralmente, os que vem de fábrica não costumam ser adequados à pedaladas de grande distância. Existe uma infinidade de modelos, largos ou estreitos, com ou sem gel, com molas ou elastômeros. o selim ideal varia de ciclista para ciclista. Os mais finos e duros podem ser desconfortáveis, porém os mais largos podem diminuir a ventilação e aumentar a pressão entre o corpo do ciclista e o selim causando abrasão. Portanto, o melhor jeito de escolher o selim mais confortável é experimentando!
- Bagageiro: Em pedaladas longas é desaconselhável que o ciclista leve bagagem no corpo através de mochilas, por exemplo. Isso aumenta a sudação e o contato do cilista com o selim. Então a melhor forma de transportar é através da instalação de um bagageiro. Ele pode ser dianteiro ou traseiro. Geralmente são feitos de tubos de aço ou alumínio e possuem modelos reforçados. O importante é que ele seja adequado às suas necessidades e compatível com a sua bicicleta. Não esqueça de averiguar a capacidade de peso.
- Bolsas: Os alforjes são muito indicados para cicloturismo. São duas bolsas idênticas que são instaladas uma em cada lado da bicicleta. São ótimas pois distribuem o peso da bagagem. Para carregar documentos, celular, dinheiro e outros objetos delicados, o ideal são as bolsas de guidão. Elas ficam atadas no guidão da bicicleta, podem ser removidas facilmente e permitem fácil acesso aos objetos guardados. Hoje existem bolsas de guidão que possuem uma película plástica transparente que possibilita o transporte e fácil visualização e acesso à smartphones e GPS's, além de mapas.
- Caramanholas e mochilas de hidratação: Água é essencial em pedaladas longas. Não só água, mas também outros líquidos que reponham os sais minerais perdidos na transpiração, como isotônicos. Um quadro com furação para mais de um suporte de caramanhola é ideal! Assim é possível levar mais de uma garrafa. Outra opção são as mochilas de hidratação. O ponto negativo é que, depois de um tempo, elas começam a pesar, esquentar e aumentar a transpiração do ciclista.
Feito o planejamento financeiro, de tempo, rotas, mapas, e a certeza de que sua bicicleta está pronta para a aventura, chega finalmente a hora de arrumar as malas. Aí vem a dúvida: o que levar?
Os itens levados, obviamente, variam muito por pessoa, da duração da viagem, se haverá suporte, do tipo de acomodação e alimentação (camping ou hotel; restaurante ou preparo próprio), clima do caminho e destino. Ou seja, o que será levado varia muito de ciclista para ciclista, mas de uma coisa você não deve esquecer: evite o sobrepeso, pois no caso de excesso de bagagem, quem pagará são são suas pernas. De uma forma geral, o peso da bagagem não deve ultrapassar 20% do peso do conjunto bicicleta-ciclista.
Segue abaixo uma lista com os principais itens. Lembrando que ela deve ser adaptada às necessidades individuais de cada ciclista:
1. Manutenção da bicicleta:
Importante para que o ciclista possa "se virar" no caso de imprevistos durante a viagem. Não sabe trocar o pneu? Bom, antes de viajar é bom dar uma olhada nos principais trabalhos de manutenção, como troca de pneus, regulagem de câmbio, entre outros.
- Câmaras de ar
- Kit remendo
- Bomba de ar
- Jogo compacto de ferramentas
- Espátula para troca de pneu
- Cabos de freio e câmbio
- Raios
- Óleo mineral
- Par de sapatas (no caso de V-Brake)
2. Medicamentos e higiene pessoal:
Além dos medicamentos dos quais o ciclista faz uso contínuo e dos produtos básicos de higiene que se leva em qualquer viagem (seja de bicicleta ou não), recomendamos o transporte de alguns itens que podem ser necessários durante a viagem.
- Estojo de Primeiros Socorros (gaze, iodo, soro fisiológico, atadura, pinça, esparadrapo, luvas cirúrgicas etc)
- Anti-inflamatório
- Anti-diarreico
- Re-hidratação oral ( soro fisiológico )
- Analgésico
- Relaxante muscular
- Anti-alérgico
- Anti-térmico
- Anti-hipertensivo
- Pomada anti-assadura ou vaselina
- Repelente de insetos
- Bloqueador solar
- Protetor labial
3. Alimentos periféricos:
- Frutas secas e/ ou desidratadas
- Malto dextrina
- Barra de cereais
- Drágea descontaminante de água
- Água (nunca deixe faltar) e outros líquidos
- Sachês com sal e açúcar
4. Vestuário (além do que está no corpo)
Aqui a quantidade depende da sua disposição de lavar roupa durante a viagem... Ou de carregar peso!
- 2 camisetas
- 2 peças de roupas íntimas
- 2 bermudas
- 1 calça
- 2 pares de meia
- 1 sunga ou maio ou biquini
- 1 agasalho de EF
- 1 toalha de banho
- 1 par de tênis e/ou chinelos
- 1 Óculos de sol
Como dissemos anteriormente, esta lista é apenas para referência e deve ser adaptada às necessidades de cada ciclista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário