Translate

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Pedal na gravidez: pode?



Uma leitora nos questionou recentemente sobre pedalar durante a gravidez. Pode ou não pode?
Achamos o tema tão interessante que resolvemos fazer um post sobre o assunto para sanar de vez as dúvidas das ciclistas que serão futuras mamães.
A boa notícia é que pode sim, pedalar durante a gestação. E melhor ainda, pedalar pode te trazer muitos benefícios!
Nem todas as mulheres poderão pedalar durante toda a gestação, mas a maioria poderá pedalar uma boa parte dela. Como todo exercício realizado durante a gravidez, deve ter acompanhamento médico e a gestante deve ter a saúde geral boa, não apresentar pressão alta, diabetes e outras complicações consideradas de alto risco.
Andar de bicicleta é uma maneira de se manter em forma e dentro do peso adequado, desde que seja feito com moderação e estando atenta aos sinais do seu corpo.


Listamos abaixo alguns benefícios, dicas e conselhos para as gestantes que não querem deixar seu amor pela bicicleta:

1. Moderação é a palavra da vez. Tenha em mente que durante a gestação, seu corpo fica totalmente alterado. Fique atenta a sinais relacionados com possíveis exageros.

2. Fique de olho nas calorias. Durante a gravidez, é necessário ter um adicional de 300 calorias em média, todos os dias. Com a prática do ciclismo, você necessitará de pelo menos 500 calorias adicionais.

3. Após o quarto mês de gestação, seu centro de gravidade começa a mudar, causando problemas de equilíbrio. Cuidado para não cair! Evite percursos com curvas e evite ficar muito próximo de outros ciclistas. Redobre o cuidado. Mas se cair, consulte seu médico imediatamente.

4. Se você não sabe andar de bicicleta, não é indicado começar justamente na gestação. Aguente mais 9 meses, passa rapidinho!

5. Seja inteligente ao escolher suas rotas e percursos. Mantenha-se em giro constante, pois o que vale nessas situações é o exercício aeróbico. Dê preferência a pisos pavimentados, com poucas irregularidades. Evite terrenos íngremes, com subidas, descidas ou curvas.

6. Mantenha-se sempre hidratada. Durante a gestação, o organismo demanda muita água. Manter uma boa hidratação controla os níveis de oxitocina, que se ficar alto, pode causar contrações.

7. Pedalar reduz a ansiedade e estresse, pois a atividade libera hormônios relacionados ao relaxamento e bem-estar.

8. Pedalar evita a retenção de líquidos, tão comum durante a gestação.

9. Se possível, use um monitor cardíaco. Se o pulso exceder 140 batidas por minuto, pare de pedalar. Se não tiver um monitor, interrompa a pedalada quando sentir qualquer sinal de cansaço, como falta de ar, por exemplo.

10. Ajuste a posição do selim e do guidão a fim de diminuir o peso sobre as costas e a pélvis. Deixe a bike em uma altura em que você se sinta segura e confortável. Use roupas mais leves e adequadas.

11. Se você ama pedalar, mas não se sente segura para sair por aí durante a gravidez, uma boa opção é o ciclismo indoor. Com algumas adaptações para gestantes, pode ser um belo exercício aeróbico.

Sem contar que andar de bike aumenta a auto-estima, dá aquela deliciosa sensação de liberdade e felicidade!

É claro que isso só pode fazer bem né?


#Gobikers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário