Os parklets surgiram em São Francisco, como uma iniciativa do estúdio Rebar. De acordo com o site, em 2005, foi identificado, no centro de São Francisco, um local onde não havia espaços públicos abertos, apesar de ser um lugar ensolarado e ideal para o lazer. Então, a organização resolveu instalar temporariamente um pequeno parque público, com o objetivo de transformar uma vaga de estacionamento em um "PARK(ing) space", trocadilho entre parking (estacionamento) e park (praça), fornecendo sombra e um pouco de natureza ao local.
No Brasil, a ação foi realizada primeiramente no Rio de Janeiro, com o nome de Vaga Viva. Depois, foi montada uma em São Paulo. De lá para cá, muitas foram feitas em todo o pais, geralmente com duração de um dia, algumas com apoio das prefeituras, mas a maioria por iniciativa popular. Neste ano, essas iniciativas foram rebatizadas como "Zonas verdes" promovidas pelo Instituto Mobilidade Verde e parceiros.
O Objetivo é aumentar o espaço por pessoa na cidade, tornando ruas e bairros mais humanos e amigáveis, ativando a recreação, comércio local e restringindo o espaço dos automóveis na cidades. A primeira Zona Verde em São Paulo foi inaugurada em 15 de agosto desse ano, durante a São Paulo Design Weekend, que já comentamos por aqui.
Agora imaginem criar uma espécie de parklet ambulante?
Pois foi isso que o arquiteto John Bela, do mesmo coletivo Rebar fez. Ele desenvolveu em 2007, o Parkcycle Swarm. É uma espécie de jardim ou parque construído sobre uma bicicleta. Assim, as pessoas podem criar, compartilhar e transportar seu "espaço público" para onde quiserem.
O objetivo do projeto não é substituir os espaços públicos, tampouco os investimentos que devem ser feitos pelos governos nessa área, mas criar um questionamento sobre o uso das cidades de uma forma divertida e inusitada.
O projeto já passou por São Francisco (EUA) e Copenhague (Dinamarca) e John Bela declarou que o Brasil pode ser o próximo destino da experiência, já que seus idealizadores querem levar a idéia para lugares carentes em espaços públicos e uso de bicicletas.
Ficou empolgado com a idéia?
Então veja aqui a nova versão da Parkcycle Swarm, mais simplificada, e que tem um manual para quem quer construir o seu.
#Gobikers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário