Translate
terça-feira, 20 de agosto de 2013
Acessórios para sua bicicleta!
Para pedalar na cidade, não podem faltar alguns acessórios! Assim, você poderá pedalar para qualquer destino, desde um passeio a um compromisso profissional!!!
Abaixo, algumas dicas para organizar seus pertences e evitar acidentes:
PARA-LAMAS
Há marcas nacionais e muitas importadas já chegam ao nosso mercado. Há lojas online que entregam em cidades de todo o Brasil (#BikeLovers!). Bons para-lamas são flexíveis, leves e cobrem boa parte da roda. Para uso urbano, evite os para-lamas de mountain bike, porque eles fazem o serviço pela metade (já que a função original é cortar o excesso de lama na bicicleta e no ciclista).
CESTINHO
Os dois tipos de fixação mais comuns são o de dois pontos, no garfo rígido e no guidão, e o preso unicamente no guidão, que pode ser usado em bikes com suspensão dianteira. Os preços e materiais variam também. Cestas de fibras naturais, como vime, são bastante charmosas (e mais caras!), mas as de metal e plástico têm durabilidade muito maior. Modelos com quick release são extremamente práticos para compras rápidas a caminho de casa.
BAGAGEIRO E ALFORJES
O bagageiro pode ser a diferença entre chegar com as costas encharcadas de suor por causa de uma mochila num dia de sol, ou chegar pronto para o trabalho. Os alforjes, que boa parte dos ciclistas já conhece do cicloturismo, têm também versões urbanas e mais compactas, com quick release e alça, que o transformam numa bolsa tipo carteiro.
ILUMINAÇÃO
É o item de segurança mais importante da bicicleta, depois de freios bem regulados, principalmente à noite. Para uma pedalada mais tranquila a caminho de casa ou do trabalho, é fundamental ser visto. Farol dianteiro e lanterna traseira, com opção de luz intermitente (o pisca-pisca!) são um investimento certeiro para reduzir finas e acidentes causados por baixa visibilidade no trânsito.
PEZINHO
Os do tipo cavalete ajudam a bike a suportar mais peso, e não é à toa que são os mais usados em bicicletas de entrega. Modelos de um lado só cumprem bem a função de manter a bike em pé numa parada rápida na padaria ou para deixar a bike descarregada no estacionamento do prédio.
TRANCAS
Não existe tranca ideal; existe tranca adequada para o grau de risco ao qual sua bicicleta vai ficar exposta. Se ela fica em um estacionamento vigiado e sem acesso de desconhecidos, trancas comuns são suficientes. Bicicletas estacionadas na rua, em postes, podem precisar de uma do tipo U-Lock. Há várias marcas e graus de segurança, que devem ser escolhidos em função da vizinhança e do valor da bicicleta.
PROTEÇÃO DE CORRENTE
Bicicletas que já venham com protetor de corrente ainda são raridade no Brasil. Mas a substituição de um peça pode resolver boa parte do problema: um pedivela com protetor já evita que barras de calça sejam destruídas pelos dentes da coroa. Você também pode optar por um prendedor de calça, para evitar acidentes desagradáveis, principalmente se estiver indo a um compromisso importante.
O que você acha? Quais itens você adicionaria ou escolheria? Mande suas sugestões!
Até a próxima!
#GoBikers!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário