A competição é inspirada nas Svajerlob dinamarquesas. Lá, o primeiro campeonato aconteceu em 1942, quando os entregadores organizaram a primeira corrida. O evento continuou com força até os anos 60, quando as vans de entrega se popularizaram. Em 2009, a ideia da corrida reapareceu em Copenhague e foi um sucesso total! Aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, chegaram a ocorrer algumas corridas populares de triciclos por volta dos anos 30, mas o evento acabou esquecido com o passar dos anos.
Copacabana foi o local escolhido para a realização da corrida. E não podia ser diferente: segundo dados da ONG Transporte Ativo, no bairro ocorrem até 11 mil entregas diárias feitas por bicicletas cargueiras!
Além de ser um evento irado, que contará com muita diversão nas ruas de Copacabana, a corrida tem como objetivo a inclusão social e valorização dessas pessoas que utilizam a bicicleta para prestação de serviços tão importantes para a cidade. Os entregadores, de forma geral, fazem parte da classe trabalhadora e são oriundos de bairros mais pobres, sendo subestimados e subvalorizados, ficando invisíveis na paisagem urbana, mesmo estando em todos os lugares.
O projeto para a realização do campeonato conseguiu arrecadar $ 3.980 no crowdfunding (financiamento coletivo) no site RocketHub.
Haverá premiação para os entregadores mais bem colocados, mas a vitória é de todos!
Veja o vídeo do projeto:
Animou? Quer saber mais? Clique aqui!
#gobikers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário