Provavelmente vocês já ouviram falar das "Ghost Bikes" ou "Bicicletas Fantasmas". São bicicletas brancas instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas, como memoriais em homenagem a quem perdeu a vida para a pressa de alguém, para a falta de planejamento viário, para a omissão do poder público. Também têm o objetivo de evitar que aquela morte caia no esquecimento, sendo considerada apenas um inconveniente temporário ao trânsito de uma tarde qualquer.
Manoel Pereira Torres |
No dia 14/01/2009, a ciclista Márcia Regina de Andrade Prado foi atropelada por um ônibus na Avenida Paulista em São Paulo, sua morte gerou uma série de manifestações de luto e homenagens a ciclista. Dentre as homenagens, esteve a divulgação do Manifesto dos Invisíveis, assinado por diversos ciclistas, e a instalação de uma Bicicleta fantasma na avenida, próximo ao local em que Márcia foi atropelada. A Ghost bike foi a segunda a ser colocada em São Paulo e é simbólica por ter sido colocada na principal avenida da cidade.
Marcia Prado |
Marcia Prado |
Abaixo vídeo muito bacana que retrata de forma compacta a situação de SP:
Clique na imagem |
Esperar 5, 8 segundos não faz diferenca pra quem está dirigindo, mas pode custar uma vida. Sua pressa vale uma vida? Pense nisso.
Vamos conscientizar as pessoas!
#GoBikers!
Nenhum comentário:
Postar um comentário